Portal Municipal de Turismo de Bocaína do Sul
Capelas

Capela Padre Theodoro Bauschulte

Padre Theodoro Bauschulte

Padre Theodoro Bauschulte, personalidade muito importante no crescimento de Bocaina do Sul. Padre Theodoro Bauschulte foi nomeado no ano de 1956 o terceiro Padre de Bocaina do Sul e faleceu no dia 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, ao qual ele era devoto.

Biografia

Padre Theodoro Bauschulte era filho de Heinrick Bauschulte e Maria Storm. Nasceu em 22 de fevereiro de 1905, em Hagen, Westfalia, na Alemanha Ocidental. Pertencia a Paderdorn, cuja a diocese o auxiliou e recomendou as organizações alemãs do Adveniat e Misereor. Fez oito anos de escola elementar em 1927, ingressou em Driburg no colégio de vocações adultas dos Franciscanos. Em 1931 vem para o Brasil e entra no seminário de Rio Negro, no estado do Paraná. Em Rodeio, estado de Santa Catarina, iniciou a fase do noviciado onde ficou apenas dez meses.

Saiu por motivos de saúde, admitido por Dom Daniel Hostin, na Diocese de Lages, Santa Catarina. Estudou Filosofia por dois anos em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Em 1935 regressou a Alemanha para estudar Teologia, em Friburgo na Suíça e depois em Paderborn, na Alemanha. Residiu com os Padres Dominicanos no seminário Albert Einstein. Recebeu a autorização de Dom Daniel para ser ordenado Padre na Europa e por Dom Dr. Hilarin Felder, Capuchinho, aos 30 de junho de 1939. Devido ao início da Segunda Grande Guerra Mundial, não pode regressar ao Brasil. Neste período exerceu funções sacerdotais no Tirol e na Alemanha.

Adoeceu e submeteu-se a um tratamento em um Hospital Militar. No dia 24 de agosto de 1947, retornou ao Rio de Janeiro, Brasil. Em Campos Novos, Santa Catarina, exerceu sua primeira atividade. Novamente adoeceu quatro semanas depois e foi internado em Porto Alegre e Santa Cruz, Rio Grande do Sul. Logo depois, trabalhou na Cúria Diocesana de Lages. Durante muito tempo, devido a Tuberculose esteve em repouso na Chácara das Irmãs da Divina Providência. Nesta ocasião da mesma doença, faleceu o Padre Arquimínio Bortoli, em 1951. Finalmente, já restabelecido, em 1956 foi nomeado o terceiro Pároco de Bocaina do Sul, Santa Catarina. Em viagem as Capelas do interior, acabou quebrando uma das pernas.

Regressou a Alemanha a procura de melhores recursos para o tratamento. Regressando a Bocaina do Sul e preocupou-se com a construção da Escola de Arte Culinária e Serviços Domésticos. A população almejava um Hospital. Nem as enormes dificuldades financeiras, o fez desanimar. No ano de 1960 começaram os trabalhos de fundamentos do Hospital São José. Em 1964 recebia um presente de aniversário, que foi a chegada da primeira comunidade das Irmãs da Divina Providência, em Bocaina do Sul.

Embora o Hospital ainda não estivesse pronto, foi começado o atendimento aos pacientes. Finalmente em 1970 seu sonho estava terminado com o término da Construção do Hospital São José. Já em 1975, entrou na Congregação dos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora. Acabou indo residir em Maringá, estado do Paraná. Regressou em 1985 após quatro anos de estadia em Maringá. Queria imensamente ficar em Bocaina do Sul, onde a população o acolheu carinhosamente, porém a doença não permitiu.

Na festa de Nossa Senhora de Fátima de 13 de maio de 1989, entregou sua alma ao Pai maior.

Com a presença de Dom Onéris Marchiori, Dom Honorato Piazera, oito Sacerdotes, muitos religiosos e uma multidão popular foi sepultado em Bocaina do Sul, após a Celebração Eucarística na Igreja Matriz.

Sua sepultura já havia sido preparada atrás do Hospital São José, onde foi sepultado.

Horário de atendimento:
Aberto durante o dia ou pelo contato divulgado.

Contatos:

: (49) 3228-0047 – ramal 208