Subscribe Now
Trending News

Gravatal

A cidade de Gravatal está localizada ao Sul do Estado, na posição geográfica de 28°19’51″S e 49°02’06″W, possui como municípios limítrofes: Armazém (ao Norte); Imaruí e Laguna (a Leste); Braço do Norte e São Ludgero (a Oeste); e, Tubarão e Capivari de Baixo (ao Sul). O clima é temperado, com uma temperatura média anual entre 18ºC e 27ºC. O município possui uma área de 194 km², e, encontra-se a 18 metros do nível do mar.

O relevo é constituído por uma superfície plana, ondulada e montanhosa – serras cristalinas, embasamento cristalino, formação de escudo cristalino, cujo solo álico possui baixa fertilidade, com altos teores de alumínio trocável e baixos teores de bases trocáveis, apresentando textura de argilosa a média argilosa e, em muitos casos, com cascalhos ou cascalhenta, sendo que normalmente a argila de atividade baixa, restringindo o manejo da terra (TRAVASSOS; PALMEIRA, 1992, p. 17).

O povoamento de Gravatal está ligado à crise que a Europa estava sofrendo. “O Brasil representava a terra prometida – Canaã – então o governo europeu incentivou a saída das pessoas para o nosso país” (DUARTE, 2001, p. 19). O país representava um significado melhor para suas vidas.

A grande diversidade étnica presente até hoje, deve-se ao deslocamento natural de moradores da Colônia de Santo Antônio dos Anjos da Laguna (atual Laguna) para Gravatal. Lá, os imigrantes, dividiram espaço com os índios (Bugres-Botocudos) que já existiam e usufruíam das águas termo minerais. Ainda hoje, é possível encontrar machados, pontas de flechas e lanças junto às fontes termais, deixados por este povo primitivo.

Santa Catarina, antes de sua colonização pelo homem branco, era habitada por indígenas da grande nação Tupi-Guarani. Os Botocudos, os Bugres e os Xoclengs habitavam os vales litorâneos e as encostas do Planalto, no sudeste de Santa Catarina, região onde hoje se situa Termas do Gravatal. (CONSTANTINO, 2005, P. 10)

A história de Gravatal esta relacionada diretamente com a brasileira. Entre 1494, após a assinatura do Tratado de Tordesilhas, até 1801, com o tratado de Badajós, estas terras pertenciam à Espanha. Porém, com a vinda da Família Imperial para o Brasil, deu-se início a formação do Império. Nesse período as águas minerais do sudeste catarinense, foram visitadas por D. Pedro II e D. Leopoldina. As terras onde se situam Gravatal passaram a pertencer ao patrimônio imperial, reservados a princesa Isabel.

Dados do Município

Região Turística:
Área:
População:
Latitude:
Longitude:
Altitude:
Cidades próximas:

Encantos do Sul

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus vitae vehicula nulla, eget eleifend neque. Proin ut consequat eros. Vestibulum massa mauris, efficitur quis nibh et, malesuada ultrices libero. Aenean rhoncus, enim ac tempor vehicula, quam justo tempus quam, eu maximus eros erat sed dui. Proin euismod faucibus porta. Fusce tortor risus, fringilla eget rhoncus et, consequat eu ex. In at lorem augue.

IDMS de Gravatal

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Gravatal.

Saiba Mais

Localização